Técnica de Alexander em Portugal

Técnica de Alexander em Portugal

Dias 1 e 2 de Agosto de 2015

tecnica_5

A Técnica Alexander é uma reeducação psicomotora, ensina como corpo e mente podem funcionar juntos no desempenho de todas as atividades diárias ajudando a detectar e a reduzir o excesso de tensão promovendo harmonia e bem estar. É uma prática que resulta num melhor funcionamento dos reflexos naturais do organismo.

tecnica_4

Frederick Matthias Alexander ( 1869-1955) foi actor  e sua técnica não está apenas relacionada com postura ou relaxamento, é um trabalho que proporciona ao ator os meios para prevenir, de forma consciente, as reações habituais e automáticas que possam interferir no seu desempenho e crescimento. Quando livre destes padrões habituais de tensão, aprende-se a reagir sem medo e a expressar-se de forma mais criativa. Tornamo-nos conscientes de como funcionamos enquanto indivíduo e também capazes de observar e expressar as diferenças entre nós mesmos e a personagem que interpretamos.
tecnica_1

Objectivos da acção:
O intuito deste workshop é oferecer uma experiência prática do processo de reeducação neuromuscular da Técnica Alexander associado à performance artística. Desenvolver a habilidade de manejar com inteligência e equilíbrio situações stressantes, aprender como tranquilizar as reações físicas e emocionais para que a mente possa funcionar de maneira criativa, o corpo possa movimentar-se com maior liberdade, a voz expressar mais nuances e respiração não ser mais um problema. Usando instrumentos de trabalho da Técnica Alexander, os participantes farão uma exploração de como os padrões de reações psicofísicas agem de maneira automática e habitual impedindo o fluxo livre da energia na hora de uma performance, seja esta ler poesia, interpretar um texto teatral, cantar, tocar um instrumento ou dançar.
Ao desfazer esses padrões ineficientes que estão enraizados na memória, uma nova possibilidade de uso mais equilibrado do organismo manifesta-se influenciando a voz, respiração, postura e movimento, ampliando, assim o potencial artístico e dando condições tanto a estudantes quanto a profissionais de obter uma melhor performance.

Público Alvo:
Este curso é para qualquer pessoa que deseja expressar-se com mais liberdade sem os entraves tão comuns de excesso de esforço e desorganização adquiridos ao longo da vida.

“Você não está aqui para fazer exercícios ou para aprender a fazer alguma coisa certa, mas conseguir ser capaz de ir ao encontro de um estímulo que sempre o coloca em um mau estado de funcionamento e aprender a lidar com isso.”
F.M.ALEXANDER

Instituições de ensino como universidades e escolas de teatro vem incluindo a Técnica Alexander dentro de seus currículos como base para uma exploração criativa, aperfeiçoamento da saúde, clareza mental, compreensão e expansão do potencial humano. A Juilliard School, Dartington College of Arts , Yale School of Drama, Stella Adler Studio of Acting e Actors Studio são algumas delas.

Dias: 1 e 2 de Agosto de 2015

Horário: Das 19:00 às 22:00

Preço: € 80,00

Local: Casa do Artista

Nota: Grupo de trabalho com o máximo de 10 participantes.

Para se inscrever basta solicitar ficha de inscrição para o contacto: oficinasteatrolisboa@gmail.com

Formador:

Roberto Reveilleau, graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho, com especialização em Arteterapia pela Universidade Candido Mendes no Rio de Janeiro, entrou em contato com a Técnica Alexander em 1986 e desde então vem pesquisando este trabalho. Graduou-se como professor da Técnica Alexander no Constructive Teaching Centre, Londres em 1992. Teve a oportunidade de estudar com Walter Carrington (1915-2005) e Dilys Carrington (1915-2009), diretores do Constructive Teaching Centre, a mais antiga escola de formação deste método. Walter e Dilys conheceram o trabalho diretamente com Frederick Matthias Alexander (1869-1955), o criador do que hoje se chama Técnica Alexander. Um sistema de trabalho para promover o bem-estar através da consciência, da postura, equilíbrio e coordenação do corpo. Essa consciência permitiria aos indivíduos ajustar hábitos de uso do corpo inconscientes em novos padrões, oferecendo uma série de benefícios físicos e mentais. Walter começou a formação na Técnica Alexanderem 1936, foi professor assistente do curso de formação de F. M. Alexander até sua morte em 1955 onde assumiu a direção da escola junto com outros três professores. Em 1960 fundou sua própia escola, o Constructive Teaching Centre, em Holland Park no 18 Lansdowne Road. Endereço visitado ao longo dos anos por professores e estudantes do mundo todo, em busca de experiência e de conhecimento que a mais antiga escola de formação de professores daTécnica Alexander propiciava. Walter continuou ensinando em sua escola ininterruptamente até sua morte em 2005.

Inglaterra
Roberto Reveilleau teve experiência em leccionar nas escolas de formação: The Alexander Technique Studio e no Constructive Teaching Centre. Orientou curso introdutório pela Prefeitura Regional de Hammersmith em Londres.

Portugal
Desde 2002 ministra regularmente atendimentos individuais e workshops da Técnica Alexander em Portugal. Tendo apresentado o trabalho na Escola Superior de Música de Lisboa, na Faculdade de Motricidade Humana, na Escola Superior de Dança, na Fundação Musical Amigos das Crianças e na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Rio de Janeiro
Desde 1993 trabalha divulgando o trabalho em várias instituições de ensino como o Instituto de Psicologia da UFRJ, no Instituto Edmée Brandi, na Faculdade da Cidade, na Universidade Estácio de Sá, naPontifícia Universidade Católica, no Seminários de Música Pró Arte, no Fórum – Teatro: II Encontro Anglo – Brasileiro, no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – IBMR, entre outros. Trabalhou com aEsther Weitzman Cia. de Dança e na Secretaria de Educação da cidade do Rio de Janeiro.

São Paulo
Fez parte do projeto Técnica Alexander: Pensar Em Atividade com os professores Reinaldo Renzo e Isabel Sampaio. Também ministrou aulas, palestras e workshops no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no Estúdio Nova Dança, no Festival Internacional de Música de Campos do Jordão e na Academia de Estudantes da OSESP. Atualmente é co-diretor da Escola Brasileira de Formação de Professores da Técnica Alexander.

Técnica Alexander na universidade
Desde 2001 é professor da graduação do Departamento de Dança com a disciplina DANÇATERAPIA (Técnica Alexander) do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade, RJ. Em 1995, introduziu e ministrou por mais de 10 anos o curso de extensão da Técnica Alexander no Departamento de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Por um ano ministrou aulas como professor convidado no Departamento de Música daUniversidade Federal do Rio do Janeiro – UFRJ.

Congressos
Participou do I Congresso Internacional de Abordagens Corporais na Bahia, no III Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz no Rio, II Congresso de Engenharia do Entretenimento na UFRJ e I Congreso Venezolano de Masajes y Técnicas Terapeuticas em Caracas.

Publicações
Reveilleau tem artigo publicado sobre a Técnica Alexander no Guia de Abordagens Corporais, Editora Summus, 1998, no Catálogo de Abordagens Terapêuticas, da Editora Casa do Psicólogo, SP, 2005 e no livro Em Pleno Corpo – Educação Somática, Movimento e Saúde, da Editora Juruá, PR, 2008.

Associações
É membro da Society of Teachers of the Alexander Technique – STAT, Inglaterra e da Associação Brasileira da Técnica Alexander – ABTA.

CONSULTAR

https://joaorosaoficinasteatro.wordpress.com/workshop-tecnica-alexander/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: